Como se Divorciar de Graça no Brasil – Dicas e Documentos

Como se Divorciar sem pagar nada? É um jeito simples e fácil de se separar..Veja as dicas de como fazer isso de modo prático.

Como se Divorciar sem colocar a mão no bolso..

Como se divorciar de graça? Isso existe? Tem como conseguir no Brasil? Pode até parecer uma brincadeira, mas existe sim como se divorciar de graça de forma rápida, simples e fácil..

Embora as pessoas se casem torcendo para que seja para sempre, é comum que o casal não se entenda e acabe achando melhor ir cada um para um lado.

No entanto muitas vezes este casal não possui condições de pagar um advogado para cuidar de seus interesses ou simplesmente de pagar a documentação necessária para o divórcio.  Então, eis que surge a pergunta, como se divorciar de  graça?

Afinal, já serão tantos gastos, possivelmente aluguel, nova contas,  partilha de bens entre outros afazeres, que é muito comum que os envolvidos não possam pagar pelo divórcio.

Como se Divorciar

Como se divorciar sem pagar nada

Neste caso, o que deve ser feito? Continuar juntos devido a um entrave burocrático? Claro que não! No Brasil, é possível se divorciar gratuitamente se o casal não possuir dinheiro, basta que os envolvidos assinem uma declaração de pobreza.

A nova Lei do Divórcio facilita bastante a vida de pessoas que desejam se divorciar, permitindo até mesmo o divórcio através da internet.

Esta lei visa evitar que pessoas que não desejam mais estar juntas precisem esperar ter o dinheiro necessário para poder se divorciar, gerando uma união conflituosa.

Como se divorciar de Graça – Procedimento

Para se divorciar, o casal deve ir a um cartório civil em sua cidade, portando todos os documentos (certidão de casamento, certidão de nascimento, RG, CPF) e declarar a intenção do divórcio.

O cartório vai elaborar uma escritura pública atestando que o casal se divorciou. O custo deste procedimento pode variar entre R$500,00 a até R$2 mil, mas se o casal não possuir dinheiro podem se declarar pobres e ter acesso ao procedimento sem pagar nada.

Como se Divorciar

Como se divorciar sem pagar

É importante ressaltar que a gratuidade só é assegurada para separações amigáveis, ou seja, aquelas em que ambas as partes concordam com a separação. Os papéis do divórcio costumam sair em até 15 dias.

Ou seja, está muito mais prático se divorciar atualmente, e não é mais necessário que os envolvidos gastem dinheiro para realizar o procedimento caso não tenham.

No entanto o divórcio é um passo muito sério e que deve ser muito bem pensado, afinal é a dissolução de um laço conjugal.

Seja o primeiro a comentar em Bolsa Familia 2012 – Calendário, Consultas e Tabela

Deixe seu comentário: