Como Receber Auxilio Maternidade – Dicas e Documentos

Auxilio Maternidade é o benefício que toda mulher grávida tem. Se você quer seu beneficio, saiba aqui todas as informações necessárias...

Auxilio Maternidade, como conseguir o benefício

O Auxilio Maternidade é dado quando uma mulher fica grávida. Ela tem direito a receber auxílio maternidade (também conhecido como salário maternidade), benefício que ajuda as mulheres a terem mais estabilidade neste momento tão especial.

O Auxilio Maternidade é válido não apenas para mães biológicas, mas também para mães adotivas, e engloba todas as mulheres como trabalhadoras rurais, trabalhadoras em empresas, empregadas domésticas, contribuintes individuais ou facultativas e inclusive mulheres que estão fora do mercado de trabalho.

O salário é pago por um período de 120 dias e começa a ser considerado a partir do parto ou a partir de data  informada pelo médico (que pode ser entre 28 dias antes do parto ou até 91 dias depois).

Auxilio Maternidade

Como solicitar o Auxilio Maternidade

Pela internet, através do site da Previdência Social:

  1. Acesse o site da Previdência Social disponível no endereço www.previdenciasocial.gov.br.
  2. Imprima e preencha o formulário disponível no site para o pedido de Auxilio Maternidade. Anexe os documentos necessários, como a certidão de nascimento da criança ou atestado médico atestando a gravidez.
  3. Verifique o endereço de um posto do INSS próximo à sua casa e leve o requerimento até ele, ou envie pelo correio ou por um portador.

É possível realizar todas as etapas em um posto da Previdência próximo à sua residência, se não possuir acesso à internet:

  1. Leve seus documentos pessoais, como RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento do Bebê, Carteira de Trabalho e Comprovantes de Recolhimento, e Atestado Médico (se for o caso).
    Empregadas domésticas também devem levar uma xerox autenticada do CPF de seu empregador.

Mulheres que não puderem realizar nenhum dos dois procedimentos devem nomear um procurador.

Auxilio Maternidade

Quando a mulher receber no Auxilio Maternidade?

O valor do Auxilio Maternidade vai ser definido de acordo com o salário de cada mulher, profissão e tabela vigente no ano. É necessário verificar o valor vigente na data da liberação do benefício para a mulher.

Aproveite essas informações para pedir seu benefício, ou divulgue para mulheres grávidas que necessitem do salário maternidade para ter mais tranquilidade durante este momento tão delicado na vida de uma mulher, em que os gastos são expressivos.

Auxilio Maternidade

24 Comentários em Como se Divorciar de Graça no Brasil – Dicas e Documentos

  • evaldo deoliveira moura disse:

    para divorciar de graça nao precisa de advogado

  • Erica disse:

    Como me divorcia pela internet

  • edilene disse:

    quais os procedimentos para me divorcia pela internet

  • Antonio Vilela disse:

    Informação incompleta. Não diz que é necessário um advogado. Mesmo que seja gratuito, há sempre a necessidade de um atraves da justiça gratuíta.

    • Marcos Aurelio disse:

      Sr. Antonio Vilela,
      Muito obrigado por complementar o artigo, nossa intenção com este site é a de ajudar e contar com sua ajuda é de extrema importância para o nosso trabalho. Contamos sempre com seu apoio e de todos que possam nos ajudar a fazer a cada dia um site melhor e com informações mais completas.

  • jose.lando@uol.com.br disse:

    eu estou querendo me divorciar mas minha esposa diz que nao acina os documento mas ja faz muitos anos que vivemos em desuniâo tomos pensamentos diferentes ,e nao quero mais ficar assim ela nao e feliz e nem eu sou felis eu a chamei para conversa que queria o divorcio a reaçao dela foi dizsr que nao mais eu nao aguento mais vive em desuniao dentro de casa por isso achei melhor sermos amigo do que ser-mos casais ela diz que nao quer mas continuamos do mesmo jeito o que eu devo fazer quera que ela seja feliz com a sua vida ( Obrigado)

  • Angela maria messias da silva disse:

    Quero o divorcio o mais rápido possível. Estou casada ha 15 anos sem amor e só hoje tenho a coragem de me divorciar sem pensar em filhos,(embora pequenos),família e sociedade. Meu marido não aceita o divorcio e sempre quer uma explicação dizendo que nos amamos embora eu diga com clereza que não o amo. Não dormimos na mesma cama ha um tempão,não faço sexo tb e ele diz que estou com depressão. È a única forma de ele se enganar. Não amo mesmo e nunca amei. Não me pergunte porque casei. È muito longa a história,principalmente quando envolve religião.

  • luzinete lopes disse:

    Estou separada de corpos à mais de 2 anos e 6 meses,e a pouco tempo soube que meu ex-marido se casou em um cartório e que eu já estou divorciada à mais de 2 meses.Gostaria de saber se pra sair o divorcio eu não teria de assinar também? e como eu posso saber se já estou divorciada? Porque eu quero me casar e não sei em que lugar (cartório ou defensoria ) devo ir para pegar minha certidão de divórcio.

  • nataline de almeida melo disse:

    meu marido e separado ha 13 anos da ex mulher dele.ele tem uma filha de 15 anos com ela.a ex mulher dele hoje ela mora com outro homem.e ele mora comigo ja ha 11 anos e temos 2 filhos 1 menina de 8 anos e 1 menino de 1 ano e 8 meses.so qui os dois ainda e casados no civil. com separaçao de bens.ela foi quem deixou ele e quando ela foi enbora levou tudo qui querinha.hoje si ela quizer ela pode ter direito ha alguma coisa dele pelo fato de ser casado nu civil com ele?hoje tudo qui ele tem foi contruido comigo posso perde minhas coisas?obrigado pela atençao.

  • tatiane disse:

    gostaria de saber como me divorciar pela a internet.
    e gostaria de saber se o divorcio entre brasileira e estrangeiro e a mesmo procedimento?
    obrigado….

  • alfredo disse:

    quais os procedimentos para me divorcia pela internet sendo que minha ex mora em recife e eu em são paulo sou separado de corpos a 18 anos

  • De agostinho florençio disse:

    Por favor gostaria de saber como faço para me divorcia no Brasil ,me casei na frança e ja estou com a justificativa do divorcio,liguei para o consulado em paris mais eles me falaram que eles so registram ,Um advogado no brasil me pediu 4mil reais ,esse dinheiro eu nao tenho ,por favor me ajudem meu ex esposo esta de acordo com o divorcio mais ele disse que eu deveria me virar sozinha ,nao temos mais nada em comun a nao ser nossos filhos o qual tenho a guarda agradeço desde ja

  • elenita disse:

    estou separada a vinte anos
    mas nao divorciada temos uma casa e ele uma aposentadoria,quero saber que direito tenho ao e divorciar?

  • antonio adilson da silva disse:

    Queria saber como eu faco pra divorciar estou separado da minha ex.mulher a 11 anos e queremos divorciar mim fala o que preciso tem um filho mais mora com a mae dela mais eu dou pensao pra ele e dou tudo pra ele

  • Rosilene Ribeiro disse:

    Quero me divorciar mas meu esposo exige continuar morando na nossa casa ,esta casa e´minha deixada por minha mãe.

  • manoela-cordeiro@bol.com.br disse:

    me casei a sete anos, mas temos mais de um separados, não queremos mais ficar juntos, é uma separação amigável, o que faço para me separar o mais rápido possível, sem pagar nada? Não temos nada para dividir, ou seja bens. Temos dois filhos, que moram comigo.Nos damos bem por conta das crianças somente por isso, mas sentimento não temos mais um pelo outro!

  • Auguso Chagas disse:

    se um querer disvociar e outro nao como fica

  • renato disse:

    me casei a onze anos e tenho dois filho com essa mulher, o que fazer para me separar amigavelmente sem pagar ?.

  • eliana disse:

    sou separada a mais de vinte anos, gostaria de me divorciar, mas não sei como encontra-lo em São Paulo(eu moro na Bahia) me oriente por favor não tenho condições de pagar, o que faço?

  • luiz carlos ferreira disse:

    estou separado a 20 anos porem tenho outra esposa,quero me divorciar,minha és,assina,não á filhos menores,mais não tenho condições de pagar,os custos são muito alto o que devo fazer.

  • walterlei disse:

    estou separado a 3 anos e minha ex não quer assinar já entrei na defenssoria publica mais quando o oficial de justiça vai ate a casa dela ela se esconde e pede para a sobrinha dela avizar que ela estar viajando já fui no fórum mais de 7 vezes e o processo encontrasse parado pois o oficial de justiça não encontra ela gostaria de saber o que eu devo fazer obrigado e que jesus possa estar com todos nois

  • José Valdez Coutinho Cavalcante disse:

    vivo na mesma casa ha mais de cinco anos q cada um dorme em quartos separado e é so briga quase q a noith toda é horrivel ñ aguento mais com faço pra me divorciar???

  • Marcos disse:

    Como me divorcia pela internet

  • jurciene de sousa Rodrigues disse:

    eu presizo muito divorciar mas nao tenho dinheiro ja tem mais de 11 anos q estou separada de corpos

  • Deixe seu comentário: