Como Receber Auxilio Maternidade – Dicas e Documentos

Auxilio Maternidade é o benefício que toda mulher grávida tem. Se você quer seu beneficio, saiba aqui todas as informações necessárias...

Auxilio Maternidade, como conseguir o benefício

O Auxilio Maternidade é dado quando uma mulher fica grávida. Ela tem direito a receber auxílio maternidade (também conhecido como salário maternidade), benefício que ajuda as mulheres a terem mais estabilidade neste momento tão especial.

O Auxilio Maternidade é válido não apenas para mães biológicas, mas também para mães adotivas, e engloba todas as mulheres como trabalhadoras rurais, trabalhadoras em empresas, empregadas domésticas, contribuintes individuais ou facultativas e inclusive mulheres que estão fora do mercado de trabalho.

O salário é pago por um período de 120 dias e começa a ser considerado a partir do parto ou a partir de data  informada pelo médico (que pode ser entre 28 dias antes do parto ou até 91 dias depois).

Auxilio Maternidade

Como solicitar o Auxilio Maternidade

Pela internet, através do site da Previdência Social:

  1. Acesse o site da Previdência Social disponível no endereço www.previdenciasocial.gov.br.
  2. Imprima e preencha o formulário disponível no site para o pedido de Auxilio Maternidade. Anexe os documentos necessários, como a certidão de nascimento da criança ou atestado médico atestando a gravidez.
  3. Verifique o endereço de um posto do INSS próximo à sua casa e leve o requerimento até ele, ou envie pelo correio ou por um portador.

É possível realizar todas as etapas em um posto da Previdência próximo à sua residência, se não possuir acesso à internet:

  1. Leve seus documentos pessoais, como RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento do Bebê, Carteira de Trabalho e Comprovantes de Recolhimento, e Atestado Médico (se for o caso).
    Empregadas domésticas também devem levar uma xerox autenticada do CPF de seu empregador.

Mulheres que não puderem realizar nenhum dos dois procedimentos devem nomear um procurador.

Auxilio Maternidade

Quando a mulher receber no Auxilio Maternidade?

O valor do Auxilio Maternidade vai ser definido de acordo com o salário de cada mulher, profissão e tabela vigente no ano. É necessário verificar o valor vigente na data da liberação do benefício para a mulher.

Aproveite essas informações para pedir seu benefício, ou divulgue para mulheres grávidas que necessitem do salário maternidade para ter mais tranquilidade durante este momento tão delicado na vida de uma mulher, em que os gastos são expressivos.

Auxilio Maternidade

2 Comentários em Defensoria Pública Advogado de Graça – Veja seus Direitos

  • marcia de oliveira dias disse:

    Gostaria de saber se mesmo na Defensoria Pública da minha cidade, tenho que pagar pra me divorciar?

    Sou eu que quero o Divórcio, a outra parte não tenho certeza.
    Neste caso tenho que apresentar Atestado de Pobresa?

    Não vou exigir partilha de bens(temos uma casa), nada, somente o divórcio. Sou Aposentada, e só ganho pra poder sobreviver( alimentação, remédios e pagar aluguel)

    Resido no Bairro Parque Residencial Laranjeiras/Serra/ES, tenho 64 anos de idade (idosa), a outra parte irá fazer 68 anos no mês de Junho próximo, não tenho filhos menores.

  • Luciana de Freitas martins disse:

    Gostaria d saber se na defensoria pública eu resolvo questão de inventario,ou preciso contratar um advogado?
    Minha família não tem condições de pagar e precisamos resolver esta questão,como faço. Obrigado

  • Deixe seu comentário: